Lideranças do agronegócio, pesquisadores, produtores e autoridades compareceram em peso à segunda edição do Festival de Vinhos de Inverno, que aconteceu entre 16 e 18 de junho em Campos do Jordão.
O evento foi aberto por uma reunião da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados, encontro da qual participaram o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, e o secretário-executivo da Pasta, Marcos Renato Böttcher. Também prestigiou a abertura o secretário de Turismo e Viagens do governo paulista, Roberto de Lucena.
O enoturismo pautou a agenda do encontro da Câmara Setorial. Com a expansão do setor vitícola no estado e a consolidação dos projetos enogastronômicos de dezenas de vinícolas, esse segmento vem ganhando cada vez mais relevância econômica.
O impacto tem sido direto na geração de emprego e de renda, além do desenvolvimento de rotas para incentivar novas experiências. O turismo gastronômico é aquele que visa a conhecer e apreciar o universo dos vinhos, com passeios pelas regiões que se dedicam à produção vitivinícola e, claro, experimentar seus vinhos.
O secretário Antonio Junqueira afirma que o Estado trabalha forte para desenvolver esses roteiros e fortalecer o turismo rural. A presença do secretário no festival foi exaltada pela direção da Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), responsável pelo evento.
Para o diretor de marketing da Anprovin, Marco Antonio Carbonari, o alinhamento entre poder público e iniciativa privada é vital para o desenvolvimento do enoturismo.
“Essa parceria fomenta empregos, desenvolve as regiões rurais e gera renda para todos os segmentos do setor”, resume Marco Antonio Carbonari, que é produtor de uvas na Serra da Mantiqueira.