O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia. Em média foram consumidos 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30%. É o que releva um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br que reuniu dados do Statista, Euromonitor e Nielsen, sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo.
O consumo total foi de 501 milhões de litros (contra 383 milhões no ano anterior), um valor nunca atingido na história. Ao considerar todos os países da América Latina, o Brasil ficou só atrás da Argentina. Do total de 83 milhões de consumidores de vinho no Brasil, 46% tomam vinho pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês.
O vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência. O vinho branco fica em segundo lugar, com 25%. E por fim, o vinho do tipo rosé está em terceiro lugar de preferência nacional, com 20% do total.
Para Marco Antonio Carbonari, diretor de marketing da Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), essa pesquisa demonstra que o vinho vai caindo no gosto do brasileiro, apesar da distância per capita de outros grandes países produtores e consumidores no mundo.
“Mas mesmo que o País esteja mais atrás nesse ranking, o resultado deve ser celebrado porque revela que parte dessa preferência se dá por vinhos nacionais, ou seja, o produto brasileiro tem tido uma espetacular evolução. É só levar em conta as dezenas de vinícolas brasileiras, por exemplo, que produzem os Vinhos de Inverno, resultantes da dupla poda”, afirma Marco Antonio Carbonari.
Aproximadamente 59% dos consumidores de vinhos no País tem mais de 35 anos. Além disso, 30% dos consumidores desta bebida, utilizam os canais digitais, como portais ou lojas on-line para comprar vinhos. Segundo a pesquisa, no Brasil, 69% do total de vinho consumido é nacional, contra 31% importado. A alta do dólar foi um dos principais contribuidores pela queda no consumo de vinhos importados em comparação com o ano anterior.
Fonte: Abras, Euromonitor, Cupom Válido, Ideal, Nielsen, Statista
MarcoAntonioCarbonari #MarcoCarbonari #MarcoACarbonari #MACarbonari #MAntonioCarbonari #Carbonari #Xis #XisInternet #CEOMarcoAntonioCarbonari #IMA #IMACarbonari #IMAdoBrasil #empresárioMarcoAntonioCarbonari #engenheiroMarcoAntonioCarbonari #Anprovin #vinho #vinhosdeinverno #vinhos