Skip to main content

Em mais um passo dentro de seu caminho de fortalecimento e expansão estratégica, a Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin) e vinícolas associadas participaram de uma das principais feiras de vinhos e bebidas do País, a ProWine São Paulo, que aconteceu em setembro nos pavilhões do Expo Center Norte, na capital paulista. O evento contou com uma mega estrutura num dos mais procurados epicentros de negócios da cidade. A ProWine SP reuniu aproximadamente 450 expositores, de 19 países, que juntos representam mais de 800 marcas de vinhos e destilados. O evento focou no segmento B2B para a geração de negócios e desenvolvimento da indústria.

Os Vinhos de Inverno, resultantes da técnica da dupla poda, estiveram representados no evento pela associação que os congrega e por vinícolas associadas. A Anprovin foi representada pelo presidente Murillo de Albuquerque Regina, pela diretora técnica Isabela Peregrino, pelo diretor de marketing Marco Antonio Carbonari e pelo gerente executivo Matheus Cassimiro. Um grande público conferiu a qualidade dos Vinhos de Inverno.

Para Marco Antonio Carbonari, a ProWine SP é uma importante vitrine do segmento do vinho.

Participar do evento, com protagonismo, foi um orgulho para a Anprovin, ressalta o diretor de marketing da associação. “Os Vinhos de Inverno são um sucesso por onde quer que sejam apresentados”, comenta Marco Antonio Carbonari.

Além de gerar negócios e fomentar o intercâmbio, a ProWine São Paulo 2002 apostou no poder da disseminação do conhecimento, segundo Rico Azeredo, diretor e sócio da feira. Ele ressaltou que os temas da sustentabilidade e do aquecimento global permearão as dinâmicas da mostra. O ProWine Fórum, o vértice do evento voltado para master classes, incluiu debates e discussões sobre as tendências de mercado. Além, é claro, degustações.

A ProWine mostrou, ainda, segundo a organização, como o mapa do vinho está mudando no globo, já que a feira recebeu marcas oriundas de nações ‘tidas’ até então inusitadas nesse mercado – caso de Moldávia, Romênia, Turquia, Polônia, Bulgária, Eslovênia, entre outras.

Em relação aos Vinhos de Inverno, a grande contribuição que foi mostrada aos visitantes é a consagrada técnica da dupla poda, o mecanismo que inverte o ciclo da videira para a produção de vinhos finos de altíssima qualidade.

A dupla poda tem mudado o panorama nacional. Tanto que, pela primeira vez em sua história, a Avaliação Nacional de Vinhos incluiu no regulamento os Vinhos de Inverno. Trata-se do reconhecimento da Associação Brasileira de Enologia (ABE) às novas fronteiras vitícolas nacionais. Anprovin, proprietários, enólogos e funcionários das vinícolas associadas à entidade têm percebido esse reconhecimento por onde quer que andam pelo Brasil.

MarcoAntonioCarbonari #MarcoCarbonari #MarcoACarbonari #MACarbonari #MAntonioCarbonari #Carbonari #Anprovin #vinho #vinhosdeinverno #vinhos